terça-feira, 22 de setembro de 2009

Por que a colmeia tem a forma hexagonal?

As nossas conhecidas abelhinhas, são chamadas como "óptimas matemáticas". Isso porque elas constroem as suas colmeias com o intuito de guardar o mel e também para a reprodução da espécie.A colmeia é um conjunto de "buraquinhos" a que chamamos de alvéolos, cuja forma é a hexagonal. Mas... por que é que elas utilizam essa forma para a construção das suas colmeias??? Os alvéolos tem a forma de um prisma hexagonal que é fechado numa das extremidades por uma cobertura de três losangos de forma que o volume é máximo enquanto a área lateral total é fixada e...", bom amiguinhos, resumindo tudo isso, as nossas abelhinhas fazem uso dessa linda forma geométrica porque no final elas conseguem economizar cera na construção das paredes das suas colmeias e, ao mesmo tempo consigam uma maior área para armazenamento do mel.Com esta economia toda, cada parede serve para dois alvéolos!!!

4 comentários:

  1. oi pessoal.
    A minha prof de matemática perguntou á turma porque é que os alvéolos das colmeias eram hexaonais. até tem lógica porque sempre dá para pouparem um pouco mais de cera.
    9º ano
    olhao-Faro

    ResponderExcluir
  2. oi gente!a minha professora tambem de matematica passou uma materia sobre formas e caio logo na forma da colmeia das abelhas e faz sentido sim então agora eu queria saber como que as abelhas produzem a cera?e como conseguem faser a forma iguauzinha?gostaria que alguem me respondesse bjs xau

    ResponderExcluir