sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Qual a forma da estrutura cristalina de um diamante? (Jamile Lima)

Estrutara cristalina de uma Diamante

Diamante: C, d = 3,52 g.cm-3. Ocorre naturalmente e pequenas quantidades podem ser produzidas sinteticamente. É extremamente duro e forma cristais altamente refrativos. A dureza do diamante resulta da sua estrutura cristalina covalente, na qual, cada átomo de carbono está ligado covalentemente a quatro outros, situados nos vértices de um tetraedro. A ligação C – C tem comprimento 1,54Å e ângulo de 109,5°.

Diamante: s. m. Mineral composto somente por carbono, de dureza 10 na Escala de Mohs. É o mais duro dos minerais conhecidos. Geralmente incolor ou preto, mas pode também ocorrer em praticamente qualquer cor, sendo as mais comuns azul, amarelo champanhe, verde.Como mineral industrial é muito usado em ferramentas de corte: brocas, serras, tupias e como abrasivo, na forma de pó fino, às vezes misturado em pasta. Na joalheria é o mais valioso dos minerais. Veja em avaliação de gemas e em avaliação de diamantes os critérios usados para se avaliar comercialmente um diamante e outras gemas. É chamando de brilhante quando lapidado neste tipo de lapidação, sendo a que melhor realça seu brilho e a mais valorizada.
Propriedades Físicas
Brilho:adamantino típico
Clivagem:perfeita segundo três direções.
Cor:incolor, azul, amarelo claro, preto. Pode ocorrer em quase todas as cores.
Fratura:conchoidal
Transparência:transparente a translúcido
Dureza (Escala de Mohs): 10
Densidade:3,1 a 3,5g/cm3
Hábito:comum em cristais octaédricos com faces curvas.
Tenacidade:friável
Traço:incolor
É fluorescente

Estrutura cristalina

Diferentemente da grafite, o diamante possui uma estrutura cristalina onde cada átomo de carbono se une fortemente, através de ligações covalentes, a quatro átomos de carbono. Isto resulta em uma estrutura muito rígida e muito polarizada, que é a estrutura natural mais rígida que existe.
Além da dureza, o empacotamento dos átomos no diamante é de tal ordem que aumenta a densidade do mineral. Notar na figura que a distância interatômica entre os átomos de carbono no diamante é 0,15nm. Na grafita esta distância é 0,67 nm.






Estrutura cúbica do diamante, responsável por suas propriedades.






Diamantes




Um comentário:

  1. Nossa muito interessante este blog!
    Me ajudou a entender as aplicaçoes dos poligonos na nossa vida e sao muitas!!

    Nota 10 o blog!

    ResponderExcluir